Ferramentas de Ajuste e Correção de Cores
Porque você deveria alterar as cores? Por uma razão, para conseguir efeitos especiais. A razão mais comum para mapear cores é melhorar a aparência de uma imagem digitalizada ou de uma fotografia.
Os comando de ajuste de imagens estão disponíveis através do Menu Image, Adjustments.
O funcionamento das duas formas são muito semelhantes, vamos aprender quais os principais ajustes. Paras as versões anteriores, deve-se clicar no painel de Layer na opção New Layer Adjustments
.
Invert
Quando você escolhe Image, Adjustments, Invert, o Photoshop converte cada cor da sua imagem na sua cor exatamente oposta, como um negativo de fotografia.
Hue Saturation
Proporciona duas funções. Primeiro, ele permite que você ajuste as cores de uma imagem de acordo com seus matrizes e níveis de saturação. Você pode aplicar as alterações a escalas especificas de cor ou modificar todas as cores igualmente através do espectro. Em segundo, o comando permite que você adicione cor as imagens aplicando novos valores de matiz e saturação enquanto mantém as informações principais em tons de cinza.
Ao utilizar o ajuste pelo painel algumas opções como, por exemplo, o Hue Saturation exibe um botão em forma de uma mão com uma seta de duas pontas no canto superior esquerdo do painel
, esse botão permite que ao clicar sobre ele, você possa interagir diretamente na imagem. Esse ajuste possui também uma opção chamada colorize que permite colorir toda a imagem ou parte dela.
Curves
Para poder mapear qualquer valor de brilho em uma imagem acione o comando Curves, automaticamente abre-se a caixa de diálogo Curves que oferece acesso às mais complexas e poderosas opções de correção de cor.
Brilho e Contraste
O Brightness/Contrast (Image > Adjustments) é um comando muito simples de ser utilizado. O Primeiro controle altera o brilho. Quando o deslocamos para a direita, ou seja, atribuímos um valor positivo, a cor branca é adicionada aos pontos da imagem para aumentar a nitidez.
Se o deslocarmos para a esquerda, o resultado é o inverso. As cores são aproximadas do preto puro para aumentar a obscuridade. O segundo controle altera o contraste, que é o choque entre as tonalidades claras e escuras.
Quando deslocamos este controle para a direita, as tonalidades escuras se tornam mais escuras e as claras ainda mais claras. Isto aumenta o contraste da imagem, também chamado contraste de tonalidades. No sentido inverso, as tonalidades ficam mais próximas da tonalidade central, que é o cinza 128.
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